METAIS PESADOS {dinâmica metabólica}

Apesar de a quelação dos metais pesados ser condição sine qua non para o alcance da vitalidade positiva, é preciso muito cuidado nesta fase do tratamento.

Após a investigação minuciosa e a identificação quantitativa dos metais acumulados no organismo do paciente, através do Oligoscan, eu tenho como estratégia prioritária em minha linha de tratamento #Ortomolecular #Integrativo usar compostos BIO.ativos e ou quelantes para a detoxificação de TODO e CADA metal.

Isso não é simples!

Além da especificidade dos quelantes; eu preciso ter muita cautela com as doses e considerar especialmente a condição metabólica de cada paciente.

Temos na clínica médica um processo descrito por Karl Herxheimer e conhecido atualmente como reação de Herxheimer.

dermatologista alemão observou e concluiu que em todo o processo de melhora clínica REAL, refletindo a eficiência do processo de detoxificação, há uma reação orgânica inicial semelhante a quadros alérgicos.. com possíveis manchas na pele, desconforto de inchaço, eritema e ou dermatite.

Karl Herxheimer {1861 – 1944} costumava dizer que ´para melhorar, você tem que piorar um pouquinho.

Eu diria que, como aprendi na medicina Homeopática, é mesmo um processo de expurgo {e não uma piora} necessário à cura.

Me atentar às dosagens dos quelantes é essencial para não causar intenso desconforto ao paciente, pois se eu trabalho já inicialmente com altas doses dos quelantes, há grande probabilidade do processo de expurgo gerar muito incômodo ou mesmo limitar a rotina do paciente. O processo deve ser gradual, com meu acompanhamento bem de perto a cada fase; fazendo os ajustes necessários.

Em relação à condição metabólica, existem duas principais situações que requerem minha total dedicação:

Pacientes Obesos I Sobrepeso

Se estes pacientes, junto ao processo de detoxificação, têm considerável perda de gordura, há uma grande probabilidade de maior circulação de metais tóxicos I metais pesados, pelas vias sistêmicas antes de chegarem aos órgãos de eliminação; o que é potencialmente perigoso. Isso acontece pois as toxinas são, via de regra, lipossolúveis.. então se há beta oxidação das gorduras nos tecidos corpóreos, há grande liberação de xenobióticos {toxinas} para órgãos vitais. Os metais que antes estavam ´quietinhos no tecido adiposo, agora permeiam e atuam livremente sobre o fígado, pâncreas, rins, pulmões etc

Sob este mesmo raciocínio de detoxificação I emagrecimento; o contrário também acontece. Se eu crio uma estratégia de emagrecimento para o paciente, SEM no entanto me preocupar com os metais; estes, por consequência dos princípios da fisiologia, serão liberados dos adipócitos {células de gordura} circulando e atuando livremente pelo organismo; danificando o endotélio vascular, vias do sistema hormonal e imunológico, dentre outros. Por isso é tão, mas tão, tão importante, ao longo de todo o processo de emagrecimento {mas especialmente nas fases iniciais} ofertar agentes detoxificantes e ou os quelantes específicos dos principais metais a que todos estamos expostos.

 

Pacientes com Baixíssima Gordura Visceral I Baixíssimo Percentual de Gordura Corporal

Há uma questão importantíssima nestes casos, envolvendo a saúde e a integridade do Sistema Nervoso Central.

Eu me preocupo mesmo com estes pacientes; muito além da questão estética e da limitação da síntese hormonal {SIM, estes pacientes não conseguem ter vias hormonais eficientes; elas são SUB.funcionantes já que o substrato orgânico primordial para a formação de hormônios é a gordura}

Me preocupo com a dinâmica cerebral e de neurotransmissores!

Como os metais tóxicos I pesados são LIPO.solúveis, não há local de armazenamento para eles no organismo de um paciente com pouca ou quase nenhuma gordura corporal I visceral.

Estando estes pacientes expostos à toxinas ambientais {o que acontece mesmo a todo momento com todos nós a não ser que estejamos em um mundo utópico} estas, vão migrar rapidamente para os tecidos neurológicos e lá se armazenar, já que são estes os órgãos de maior conteúdo lipídico dentre todos os órgãos da nossa formação biológica; a medula espinhal e o encéfalo {com suas estruturas: cérebro I cerebelo I tálamo I hipotálamo I bulbo}

Esse neuroeixo fica bastante comprometido em suas funções.. a cognição, destreza, raciocínio lógico, capacidade de tomada de decisão, estabilidade emocional etc estarão SUB.otimizadas; o que é incompatível com a vitalidade positiva.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *