BOAS Alternativas ao Café {Natural Energy Boosters}

 

O café é o impulsionador de energia mais popular da vidaaa

Quase todos amam; e eu me incluo.. café Org. de torra clara, coado fresquinho, puro, com uma pitada de canela, com nata ou qualquer que seja a versão dentre os ´bullets.. AMO

Que ele tem inúmeros benefícios; fato. Mas fato é também que nem todo mundo tolera bem a acidez e o impacto que o café gera no sistema nervoso central {aqui estou falando de individualidade bioquímica e especialmente de polimorfismos genéticos para a metabolização da cafeína}

Por isso resolvi dividir algumas BOAS alternativas ao café.. cumprindo bem a ação de fornecer energia de forma natural e sustentável ao organismo. Clareza mental, aumento do foco, da função cognitiva como um todo, melhora da produção de ATP {nossa moeda energética} pela mitocôndria, maior disposição física, muscular e metabólica e suporte da SAÚDE BASAL {pela infinidade de antioxidantes que oferecem} são os pontos positivos destas minhas sugestões!

Com elas, podemos evitar o hiper estímulo de alguns neurotransmissores e a saturação de receptores {o que via de regra a cafeína faz} Ah, também o desconforto gástrico em pessoas com a mucosa mais sensível ou a disbiose em quem está cuidando mais de perto do MICROBIOMA {aquela nossa importante colonização intestinal por bactérias DO BEM}

sem falar no fator viciante ;( e os desagradáveis sintomas da abstinência.

Então vamos lá..

´Natural Energy Boosters:

1- O hábito de refeições com BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

O índice glicêmico traduz a velocidade que uma refeição eleva os níveis sanguíneos de glicose. O impacto de refeições com pouca fibra, muita gordura hidrogenada e açúcares simples é sempre de um PICO glicêmico com subsequente queda brusca dos níveis de glicose, resultando em baixa energia. Se nos preocuparmos em manter o consumo rotineiro de frutas in natura, peixes, vegetais, grãos, oleaginosas, BOAS gorduras, garantimos uma liberação lenta.. estável de glicose e assim teremos uma constante do nosso nível de energia vital!

2- Café da Manhã

Acordar nossas células com uma riqueza de nutrientes é essencial para que todas as nossas vias e sistemas trabalhem melhor; e já garante um super BOM humor também!

Ovos, frutas frescas, sucos turbinados, sementes e ou nut´s, suplementos de proteína.. não podem faltar.

A verdadeira nutrição celular no início do dia, respeita o ciclo circadiano e indica ao corpo que é hora de começar a agitar.

Quem pula esta refeição tem mais chance de ficar no modo ´slow down por muito tempo ainda.

3- Chá Verde

Meu queridinho das manhãs e do início da tarde. Ele tem sim um certo teor de cafeína, mas a infinidade de fitoquímicos {catequinas, polifenóis etc} equilibra os efeitos dela sobre o sistema nervoso central, impedindo o bloqueio total da adenosina {substância que a nível cerebral nos faz sentir cansados}

É normal e esperado que a adenosina vá se acumulando no cérebro ao longo do dia, levando à sensação progressiva de cansaço até a noite.. é um processo fisiológico que nos indica o momento de descansar, repousar, dormir.

Mas toda vez que bebemos café, há uma quebra neste ciclo.. a cafeína bloqueia os receptores de adenosina e não percebemos o cansaço.. daí não descansamos quando deveríamos.. o que é péssimo. Essa ligação da cafeína nos mesmos receptores de adenosina resulta em aumento do estado de alerta e redução da fadiga; e isso, cronicamente, leva ao esgotamento por fadiga adrenal {baixa e ou falta de cortisol}

Pra quem não gosta do sabor e ou aroma característico do chá verde, vale manipular seu BIO.ativo, ´green tea com padronização de epigalocatequinagalato I EGCG adequada a cada um. A #Ortomolecular ajuda muito com essas questões práticas do dia a dia.

4- Machá

Nada mais é que um chá verde de maior qualidade e mais concentrado nos antioxidantes e compostos fenólicos.

É o extrato da camelia sinensis cultivada de uma forma toda especial.. em elevadas altitudes, na sombra.. com uma colheita também diferenciada.

O matchá é uma ótima fonte de L theanine, um aminoácido que potencializa a nossa produção de serotonina e dopamina, mantendo o ´balance emocional. Ele incita as ondas alfa no cérebro.. em ondas alfa, estáveis e rítmicas, embora a mente esteja tranquila e equilibrada, ela não está passiva, mas SERENA e ALERTA.

Gosto bastante de preparar o matchá tipo ´latte.. tenho algumas receitas para vocês acessarem com login e senha.

5- Chocolate Amargo

O ´dark, escuro mesmo.. caso contrário não vale. Ele é feito basicamente com os grãos de cacau fermentados e torrados; e é sim fonte de cafeína, mas a presença da teobromina equilibra tudo! A teobromina é uma substância BIO.ativa que favorece o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro.. assim essas vias são otimizadas e o resultado é melhor agilidade mental e física. Tem um Q. de ômega 9 ou ácido oléico.. ácido graxo monoinsaturado que protege as artérias de lesão por oxidação, tornando-as mais resistentes aos radicais livres. O cacau nos fornece bastante manganês e magnésio, minerais essenciais à função cognitiva e à neuroproteção.

6- Eleuthero Root = Ginseng Siberiano

Pra mim, um dos melhores adaptógenos; ajudando o organismo a melhor lidar com o stress.

Ele aumenta nossos níveis de energia e de resistência, sem provocar o ´caffeine crash.. o que acontece quando, no auge do cansaço, ingerimos uma dose de cafeína e logo após sentimos um cansaço muito mais intenso, que vem junto a irritabilidade, dificuldade de concentração e pequenos cochilos.

Outros bons adaptógenos, que me auxiliam muito na prática clínica são a Rhodiola Rosea, Cordyceps e a Ashwagandha; mas eles estão disponíveis só mesmo na prescrição magistral.

7- Gengibre & Cardamomo

A raiz do gengibre, quando macerada em sinergia com o cardamomo para chás, incrementando smoothies, sucos ou sopas, é pura fonte de energia e vitalidade! Estas especiarias limpam vias respiratórias, reduzem a inflamação subclínica, modulam as sinapses.. fazem o que nada faz!

8- Corpo EM MOVIMENTO.. ao AR LIVRE

Definitivamente o melhor ´pick me up

Aumenta a frequência cardíaca.. oxigena cada cantinho do nosso corpo e da nossa mente. Sem falar na absorção de neutrinos, vitamina D.. da bioestimulação da glândula pineal.. ah tem aquela liberação clichê de endorfinas também.

Nos faz sentir VIVOS de verdade!

#FeelingsOfWellbeing