Os vegetais crucíferos no geral, pertencentes à família Cruciferae, contendo na maioria o gênero Brassica, como brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula, agrião, couve-flor, espinafre, repolho, mostarda, rabanete e alho poró, são ricos em ISOTIOCIANATOS e INDOLS, bioativos anti-cancerígenos. Eles contêm proteínas que participam da produção de células imunes {interleucinas e células linfoides inatas} e que têm ação anti-oxidante e anti-mutagênica sobre o DNA. Além da proteção anti câncer e da capacidade de aumentar a sensibilidade à quimioterápicos, esses bioativos, especificamente o sulforafano e o indol-3-carbinol {subclasses dos Isotiocianatos e Indols} são promissores ao envelhecimento saudável.

Segundo pesquisadores da Universidade John Hopkins, os brotos de brócolis têm incrível potencial de prevenção ao câncer, por conter alta concentração de GLUCORAFANINA, que é precursora do sulforafano. Ela reforça as enzimas celulares que protegem contra o dano molecular causado pelo câncer, protegendo também o organismo de carcinógenos ambientais. Cerca de 30g de broto de brócolis contém o equivalente a 900g do vegetal maduro no teor de glucorafanina, sendo capaz de reduzir o risco de câncer em até 50%.

Estudo de Julie Bauman et al, publicado no Cancer Prevention Research, usou como tratamento em laboratório doses específicas de sulforafano e doses controle {placebo} em células humanas cancerosas para efeito comparativo com células normais e saudáveis. O sulforafano induziu ambos os tipos de células a aumentar os níveis de uma proteína que ativa genes promotores da desintoxicação de substâncias cancerígenas, como as encontradas nos cigarros, ampliando assim sua proteção. Pesquisadores de outro estudo, em Plos One, mostram que mesmo pequenas quantidades de sulforafano podem auxiliar no tratamento de câncer, indicando potencial para menores doses de fármacos, principalmente no câncer de cólon, mama e estômago.

Os brotos de brócolis são ainda ricos em flavonoides, e seus benefícios à saúde tem estreita relação com a presença de enzimas anti-oxidantes, incluindo a superóxido dismutase {SOD}, glutationa peroxidase e catalase. Elas previnem e atuam como coadjuvantes no tratamento do câncer, atenuando os efeitos secundários da quimioterapia, especialmente a fadiga crônica.

O ideal é consumir os brotos in natura, mas mesmo o aquecimento a 100º C por 10 minutos não anula seus efeitos antimutagênicos ou inibitórios do crescimento das células cancerígenas.

Eles são versáteis devido ao sabor neutro, então crie e recrie preparações com essa riqueza que a natureza nos oferece! Eu adoro incrementar saladas, sanduíches ou mesmo massas, que ficam com um “croc” especial. Na finalização de sopas, é charme garantido. Sem falar que podemos enfeitar as sobremesas ou simplesmente usar sobre frutas grelhadas com canela… Delicioso, experimente!

Ah, e se o intuito for cultivar os brotos em casa, acesse a área exclusiva do site, com login e senha e veja o passo a passo dessa incrível experiência. Cuidar dos brotinhos no quintal ou mesmo na varanda do apartamento estimula nosso encantamento pela culinária e pela natureza, é capaz de nos ensinar a sermos mais pacientes, além de nos aproximar da comida de verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *