Estou amando descobrir o Skyr, esta novidade original da Islândia que chega aos poucos aqui no Brasil. Vendido como iogurte, o Skyr mais se assemelha a “queijo fermentado” no que se refere às propriedades funcionais. A aparência é quase a mesma do iogurte grego, mas a versão islandesa é mais densa, de sabor suave e levemente azedo. E seu método de produção é bastante diferente, o que o torna mais rico em probióticos. Ele é feito com o leite em que se retira todo o creme, do qual terá origem a manteiga. Então desnatado, é colocado para coalhar com um pool de bactérias {em especial o Streptococcus thermophilus e o Lactobacillus bulgaricus} além da renina, uma enzima proteica que otimiza o processo. Essa mistura é drenada, restando apenas os sólidos do leite, e por isso é possível dizer que para o preparo de uma porção de Skyr se usa quatro vezes mais leite em relação ao preparo da mesma porção de iogurte. O resultado é um creme de sabor sensacional, riquíssimo em proteínas de alto valor biológico.

Apesar dos probióticos presentes naturalmente nessa delicia europeia auxiliarem a digestão da lactose, o Skyr pode apresentar ainda resquícios deste carboidrato, não sendo ideal às pessoas com grau elevado de intolerância à lactose {indivíduos com genótipo C/C em rs4988235 do gene MCM6}

Pelas suas propriedades funcionais e nutricionais, o Skyr é muito bem vindo ao equilíbrio da microbiota intestinal, estimulando o crescimento de bifidobactérias, responsáveis por inibir a atividade de bactérias patogênicas, em especial a atividade da Helicobacter pylori. É promissor também na Síndrome do Intestino Irritável, por reduzir a distensão abdominal/ flatulência causadas pela inflamação local. Melhora o trânsito intestinal e modula o sistema imunológico, já que mais de 70% das células de defesa do organismo se encontram nesse órgão de intensa replicação celular. O intestino, além de ser importante ao sistema imune é também considerado o nosso segundo cérebro, já que controla a secreção de muitos neurotransmissores. Assim, modulando a saúde intestinal, o Skyr pode auxiliar também o controle das emoções e/ ou alterações de humor, pelo potencial em estimular a boa secreção de serotonina.

Como a receita islandesa utiliza ótima concentração de leite, o resultado final é um alimento riquíssimo em cálcio e por isso um grande aliado à promoção e manutenção da saúde óssea. Crianças, gestantes, idosos e praticantes assíduos de exercícios físicos podem se beneficiar com a inclusão do Skyr na rotina alimentar; claro que em quantidades, horários e combinações especificas com outros alimentos funcionais, respeitando a individualidade bioquímica, como sempre! Esse mineral é essencial também ao funcionamento adequado de algumas vias do metabolismo energético, participando da mobilização e oxidação das gorduras. Então fica aqui registrado mais um benefício do Skyr: contribuir para melhora da composição corporal, desde que associado à outras estratégias da Nutrição Funcional & Ortomolecular.

Esse queridinho iogurte artesanal é bem versátil, podendo ser utilizado em receitas doces e salgadas no intuito de aumentar o teor de proteínas com alto valor biológico da preparação ou mesmo para deixar as delícias funcionais com aquela cremosidade irresistível. Molhos para saladas e smoothies ficam sem igual quando incrementados com o Skyr. E que dirá as tão famosas panquecas fast que invadiram o mundo fitness… ficam “outras” quando recebem o Skyr na massa ou mesmo como topping junto a frutinhas vermelhas. Para quem não curte o sabor levemente azedo, um fio de néctar de coco ou mel cru com canela é a combinação perfeita! Se salpicar um pouco da minha receita de granola de amêndoas e gengibre, nem se fala… de dar água na boca e deixar o corpo abastecido em bioativos e oligoelementos para aquela corridinha no final do dia. Se o intuito é aumentar o foco durante uma tarde de estudos, a aposta é usar gotinhas de baunilha orgânica, cacau nibs e raspas de limão siciliano! Já para quem precisa acalmar e quer ter uma boa noite de sono reparador, a dica é usar a polpa de 1 maracujá e algumas castanhas salteadas!

É assim, atenta à todas as novidades que sigo em minha missão de semear vitalidade positiva por aí…

Pelo que é gostoso!

Pelo que é saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *