NUTRICOSMÉTICA

As novas tendências envolvendo a Nutrição Funcional voltam-se aos potenciais efeitos de determinados compostos bioativos no processo de envelhecimento cutâneo.
O avanço da idade, a queda hormonal, o processo de glicação e o stress oxidativo, são os principais responsáveis por deteriorar o colágeno da pele, esgotar as reservas de vitamina A e C e de todos os outros estoques de antioxidantes que produzimos e ingerimos para manter a saúde estética. Eliminar os fatores primários e fornecer os nutrientes certos para a reparação normal da pele e das suas células, bem como das unhas e fios de cabelo, é a melhor estratégia e vem sendo amplamente evidenciada em diversos estudos científicos.
A exposição excessiva ao sol, o cigarro e as toxinas ambientais podem afetar a elasticidade da pele, mas uma outra questão tem sido diretamente ligada ao envelhecimento cutâneo: a glicose. Ela é fundamental para a vida da célula, pois é o seu combustível.No entanto, observando a velocidade com que os indivíduos diabéticos envelhecem, nota-se que a exposição crônica a esse carboidrato simples estimula a glicação, um processo orgânico deletério à saúde.
Na glicação, uma proteína, geralmente o colágeno e um carboidrato, a glicose, reagem entre si ao se encontrarem. Essa ligação faz com que o colágeno seja destruído e perca sua função de sustentabilidade. Evidências também mostram que as reações de glicação são aceleradas pelo stresseoxidativo nas células da pele, que age como fator central nos eventos que desencadeiam o envelhecimento cutâneo.
O oxigênio que respiramos gera naturalmente compostos oxidantes no meio intracelular. Esse é um processo necessário para a formação de energia e para que as células se mantenham vivas. Para combater esses compostos, o corpo desenvolveu um sistema antioxidante, que combate os radicais livres. São enzimas, proteínas, vitaminas e minerais que recuperam a célula e mantém a vitalidade. Com o tempo, o corpo já não é mais o mesmo e não consegue se recuperar facilmente, necessitando de uma ajuda externa para reparar seus tecidos.
Os famosos “radicais livres” são capazes de quebrar as proteínas, dentre elas o colágeno, alterar o ciclo de renovação da pele, danificar o DNA e promover a liberação de citocinas inflamatórias, que são os principais gatilhos na geração de alterações inflamatórias. E então é preciso potencializar a ingestão dos compostos e bioativos que neutralizem os efeitos orgânicos e metabólicos dos radicais livres.
Listei alguns, dentre os inúmeros, alimentos fontes dos antioxidantes que ajudam a dar um {UP} no visual,quando consumidos em quantidade e momento adequados, suavizando linhas de expressão, combatendo a celulite, fortalecendo as unhas e garantindo mais brilho aos cabelos.
  • Os compostos bioativos do CAFÉ podem ajudar a proteger a pele do melanoma, um tipo de câncer bastante comum ultimamente, em função principalmente do ácido clorogênico e caféico, que protegem o DNA contra mutações que predispõem o câncer.
  • A MELANCIA é repleta de licopeno, fitoquimico capaz de proteger a pele das radiações UVA e UVB, funcionando como fotoprotetor oral.
  • A ROMÃ tem em suas sementes alta concentração de vitamina C, que neutralizam os radicais livres, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão. A fruta ainda contém ácido elágico, que reduz a inflamação causada pelo excesso de radiação solar.
  • Os MIRTILOS são riquíssimos em antocianinas, que ajudam a aumentar a produção de colágeno, dando à pele uma aparência mais firme, além de clarear as manchas mais superficiais.
  • As OSTRAS são boas fontes de zinco, que com suas propriedades anti inflamatórias, ajudam a tratar as irritações da pele, em especial a acne.
  • O REPOLHO ROXO tem bastante quercetina, que mantém a boa circulação sanguínea, evitando o aparecimento de vasinhos embaixo do olho e prevenindo assim as temidas olheiras.
  • O OVO além de ter proteína bastante biodisponível, tem grande quantidade de biotina, vitamina do complexo B importante na metabolização e síntese de aminoácidos essenciais.
  • As SEMENTES DE CHIA com seu alto teor de ômega 3 e vitamina E ajudam na reparação dos folículos pilosos, aumentando o número de fios e mantendo os cabelos mais hidratados.
  • O ABACATE é rico em ácido oléico, ômega 9, que ajuda a pele a manter a umidade em sua camada externa, garantindo a hidratação e o viço.
  • A MANGA e a CENOURA são boas fontes de betacaroteno, que regula o crescimento de células envolvidas na produção de sebo no couro cabeludo e é um nutriente importante para prevenção da caspa.
  • A AVEIA, assim como a BANANA e a TÂMARA, são ótimas fontes de silício, elemento essencial na formação estrutural da derme como precursor de fosfolipídios e aumento da expressão da atividade da enzima prolinahidroxilase. Dessa forma, colabora com a síntese de colágeno tipo I, elastina e formação de glicosaminoglicanos nos ossos e cartilagem, além de estar envolvido na síntese e na compactação de queratina nos cabelos e unhas.
  • O MELÃO CANTALOUPE tem alta concentração de SOD – Superóxido Desmutase – ativo que induz a expressão de enzimas antioxidantes endógenas como a catalase e aglutationaperoxidase, combatendo a inflamação tecidual nos quadros de celulite.
É claro que a inclusão destes alimentos no dia a dia é muito bem-vinda; porém, o planejamento alimentar individualizado é SEMPRE o mais eficaz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *