O termo ortomolecular vem das palavras gregas ORTO {EQUILÍBRIO} e MOLECULAR {DAS MOLÉCULAS} O objetivo básico é conhecer as inter-relações bioquímicas que ocorrem em nosso organismo. A partir desse conhecimento, a Nutrição Ortomolecular atua para manter o equilíbrio das moléculas e, de maneira mais global, das células, órgãos e sistemas que o compõem. Linus Pauling, já em 1960, considerava que se pode falar em saúde quando as moléculas de nosso organismo estão em constante equilíbrio. Quando esse equilíbrio é rompido, acarretando uma desorganização molecular, experimentamos então o cansaço, a falta de energia e disposição, o stress metabólico, as alergias e doenças auto imunes, entre tantas outras questões.
O “acerto” das moléculas, na Nutrição Funcional e Ortomolecular, se dá através do uso de compostos bioativos, fitoquímicos e nutracêuticos, em uma combinação harmônica e em doses individualizadas, além da adequação na oferta de alimentos funcionais. A ação sinérgica destes elementos, além de proporcionar o reequilíbrio bioquímico, é capaz de neutralizar radicais livres e potencializar diversas rotas metabólicas para um ajuste fino do metabolismo energético.
Mas porque o nosso organismo se desequilibra? 
Para entendermos como isso acontece, partimos do princípio que o organismo é uma máquina que está permanentemente em processo de produção. Mas podem surgir falhas… Sejam elas no aporte de substratos, os macro e micronutrientes, ou na própria integração, entre si e entre o meio, de todo e qualquer sistema que compõe a máquina. Estes sistemas, neuroendócrino, psíquico e imune, devem trabalhar de forma harmoniosa, como uma engrenagem. Qualquer falha em algum ponto ou mecanismo dessa máquina {SER HUMANO} compromete toda a produção {VIDA} surgindo assim os defeitos {DESEQUILÍBRIOS METABÓLICOS}
A Nutrição Funcional e Ortomolecular está estritamente relacionada ao conceito de radicais livres, sendo o oxigênio, um dos componentes do ar que respiramos, a principal fonte para a sua formação. É um enorme paradoxo: a vida é um processo de combustão… O oxigênio, crucial para a existência, é também tóxico para as células. Os radicais livres acarretam enormes desvantagens quando sua produção é aumentada a ponto de superar a capacidade antioxidante natural do próprio organismo. Nessas condições, adversas para o corpo humano, podem ocorrer situações degenerativas crônicas para os tecidos orgânicos. Ao respirarmos, parte do oxigênio consumido, obrigatoriamente, é transformado em {RADICAL LIVRE} conceituado como molécula de grande instabilidade que pode lesar, via oxidação, todos os componentes da célula. A alimentação inadequada, fumo, álcool, radiação, poluição, metais de transição e tóxicos, também contribuem para a geração de radicais livres que, em excesso, superam os mecanismos de defesa naturais, próprios do organismo e provocam o estresse oxidativo, onde milhões de células são danificadas e perdem sua função. 
O objetivo maior é justamente reverter este desequilíbrio molecular, através da suplementação magistral de vitaminas, aminoácidos, ômegas, neuro e fitohormônios, micronutrientes, oligoelementos, bioativos, fitoquímicos e antioxidantes, dentre outros. Ganha, então, status de Nutrição Funcional e Ortomolecular {PREVENTIVA} além de atuar também, em muitos casos, como curativa, onde a maior preocupação é administrar a saúde e buscar prolongar a vida saudável, com qualidade e muita vitalidade positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *